Conheça o gbar

Sistema para construção civil

Gbar da TQS-PLANEAR

O software G-BAR foi lançado em função da carência de desenvolvimento de softwares na área de corte e dobra para a construção civil. É uma evolução do software CORBAR da TQS Informática.

Um software moderno, completo e com amplas possibilidades de interligação com outras bases de dados.

Visando atender centrais de todos os portes, é comercializado em módulos, o que permite ao nosso cliente formata-lo em acordo com suas necessidades.

G-BAR está integrado ao sistema IGV – Interpretador, Gerenciador e Visualizador de dados, que permite a importação dos dados digitais de projetos de armação gerados pelo software CAD/TQS.

Embora a palavra Básico possa remeter a algo simples, o módulo Básico foi assim denominado por ser a base de todo o sistema G-BAR, onde concentram-se todas as informações necessárias para a utilização do sistema. Nele temos:

A Carteira de Pedidos, permite tomar decisões com maior rapidez, oferecendo condições de avaliar os dados da carteira, produção e expedição.
A inserção das informações dos projetos estruturais, Planilhamento, é rápida e pode ser processada por Elementos Estruturais e/ou Posições.
Após a realização do planilhamento, o G-BAR gera etiquetas, que tem seu layout definido pelo cliente. Estas etiquetas irão auxiliar no processo de produção e permitir ao seu cliente identificar as peças recebidas no canteiro de obras.
O módulo Básico dispõe de vários relatórios auxiliares no gerenciamento da produção e controle de entregas. Alguns exemplos:
Produtividade de Planilhamento por Período;
Pedidos Programados por Período;
Conferência de Planilhamento;
Tabela de Aço por Planta;
Romaneio de Entrega;
Conferência de Entrega;
Entre outros.
Ao cadastrar um cliente é possível incluir tantas obras quantas forem contratadas por este cliente. E, para estas obras, tantos trechos/localizações quantos forem necessários, além dos pavimentos usuais.
Dispõe, também, de um Mini CRM e Massa Linear Diferenciada por Obra.
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O módulo de produção é um sistema que foi pensado e desenvolvido para elaborar o planejamento e acompanhamento completo de todo o processo de produção. Ao realizar o cadastro de máquinas que serão utilizadas no processo de corte e dobra possibilita montar um “Conjunto Produtivo” por bitola e direcionar o planejamento da produção, além de otimizar o corte das barras e gerenciar o aproveitamento das pontas, reduzindo consideravelmente as perdas.

Alguns exemplos:

  • Geração de Códigos de Barras bi-dimensionais;
  • Controle de “corridas” utilizadas na produção;
  • Relatórios de Produção por Lotes;
  • Relatórios de Ordem de Corte;
  • Geração de Etiquetas de especificação;
  • Estoque de pontas.

O que é o módulo Balcão?

É um sistema computacional desenvolvido para agilizar o atendimento de balcão e o planejamento de corte e dobra de barras para os produtos armados (vigas, pilares, estacas, etc.)


     Vantagens / Diferencial

    O grande diferencial do módulo Balcão em relação ao que existe disponível no mercado é que os orçamentos para vigas, pilares, estacas, etc. (chamados elementos padronizados ou armados) são digitados no sistema e este faz o cálculo do material necessário, gerando o orçamento, permitindo ainda, a inclusão de orçamento dos demais produtos comercializados em sua loja. Com a confirmação do pedido, o sistema gera etiquetas por elemento, etiquetas de armação e etiquetas dos elementos.

Possibilita ainda:

  • Cadastro de clientes, fornecedores, produtos, categorias e classificações de produtos, usuários e vendedores, planos e formas de pagamento, etc.;
  • Acesso e privilégios dos usuários por senha (multi-usuário);
  • Vendas: entrada de dados e visualização simples. Planos de pagamento e cálculo de prestações, desconto (% ou valor) por itens e/ou no total da venda, etc.;
  • Relatórios de cliente, ordem de produção, expedição, orçamentos;
  • Carteira de Pedidos;
  • Disponível para um computador independente ou rede

Movimentação de Estoque – Registro e Rastreabilidade das Operações de Estoque.
Todas as movimentações de produtos são registradas e classificadas, possibilitando mapeamento do fluxo de estoque;
Por meio da leitura de códigos de barras a produção registra a saída do estoque, minimizando erros operacionais.

Centros de Estoque – Agilidade de localização e classificação.
A localização dos itens em diferentes centros de estoque facilita a gestão de estoque consignado de clientes, auxiliando na contagem do inventário e a apuração de perdas e quebras.

Reservas de estoque permitem priorizar faturamento.
Quantidades de produtos podem ser reservadas a medida que os pedidos de venda são liberados para a produção

Posição de estoque em qualquer data.
Posição consolidada do estoque atual, histórico de movimentação que permite a consulta retroativa de qualquer período.

Relatórios gerenciais.
Relatórios analíticos e sintéticos, tais como registro de inventário, relatórios de movimentação, previsão de consumo, cálculo de perdas, controle de validade, curva ABC

Planejamento das necessidades de materias (MRP – Material Requirement Planning).
Com base em variáveis como a previsão de vendas e/ou produção dos produtos prontos, os níveis de estoque dos materiais e as quantidades de segurança, o sistema calcula as necessidades de compras para períodos pré-determinados.

Cadastro e classificação de insumos, matérias-primas, embalagens, produtos semi-acabados, materiais de manutenção e outros.
O cadastro de materiais permite a classificação por tipo e grupo, possibilitando que os relatórios sejam filtrados por estas informações, extraindo-se assim dados sintéticos e agrupados.

Endereçamento – Armazenagem e retiradas com endereços selecionados pelo sistema.
Endereçamento dos materiais na entrada da nota fiscal baseado em critérios pré-definidos e na disponibilidade dos espaços. Sugestão de retirada de endereços específicos para cumprir critério determinado

O Módulo de Expedição é uma solução avançada que trata as informações relacionadas a expedição de produtos, tornando ágil e eficiente a operação de carregamento, oferecendo ainda rastreabilidade de produtos expedidos. Dentre outras funcionalidades o sistema permite a montagem do carregamento que é denominado como expedição. Cada expedição é entendida como um caminhão de uma determinada transportadora, que irá conter produtos para atender aos pedidos.
Desta forma, o sistema registrará os pedidos enviados para cada cliente, garantindo, assim, sua rastreabilidade.

É uma ferramenta dotada de informações inerentes à carteira de pedidos que proporciona uma visão global da demanda de produção para um período pré-estabelecido, facilitando o gerenciamento da capacidade produtiva no que diz respeito à tomada de decisões.

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